domingo, 5 de maio de 2013

Como dar remédio para cachorros



Pode parecer uma daquelas missões  impossíveis, mas fazer um cachorro tomar remédio é na verdade mais  fácil do que muita gente pensa. Basta ter paciência e um pouco de técnica que tudo acaba bem.
Seja lá qual for o objetivo do medicamento, desde um antibiótico a um simples vermífugo, é provável que seu cachorro seja capaz de relutar bravamente para ingeri-lo. Por isso, prepare-se!

Comprimidos e Líquidos


No caso do primeiro, basta segurar a mandíbula superior com uma das mãos e com a outra colocar o medicamento até o fundo da boca, usando apenas o polegar e o indicador. Depois, feche a boca e massageie a garganta para facilitar que ele o engula.

No caso dos líquidos, o processo é quase parecido. No entanto, é necessário o uso da seringa ou conta-gotas contendo o medicamento. Incline a cabeça do cão para trás e puxe levemente o lábio inferir para o lado, de maneira que o líquido seja colocado em uma espécie de bolsa. A finalidade é fazer com que o medicamento seja engolido aos poucos.


Jamais se esqueça de que esta é uma tarefa que exige jeito e dispensa a força bruta! E preste bastante atenção: todo medicamento deve ser prescrito por um veterinário, após o cão passar por uma consulta minuciosa e responsável. Ou seja, nada de ficar medicando seu animal de estimação por conta própria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário